top of page

Alimentação infantil

                        Cuidar da saúde de um bebê exige muito trabalho, dedicação, responsabilidade, carinho e amor. Portanto, uma alimentação saudável é muito importante para a manutenção da saúde e o desenvolvimento da criança. Após os seis primeiros meses de vida, a preocupação com o cardápio dos filhos só aumenta, assim também como as dúvidas, não é mesmo? A pergunta que fica na cabeça é a seguinte: como posso oferecer e garantir refeições saborosas e completas aos meus filhos. Para ajudar você nesse desafio, que sabemos que não é nada fácil, colocamos abaixo 5 dicas muito importantes para uma alimentação infantil saudável. São elas:

​

1- Esta é a dica mais importante, e iremos começar por ela. Os pais devem ser bons exemplos para seus filhos, portanto o ideal é que você faça todas a refeições com seus filhos, consumindo os mesmos pratos e ingredientes que eles. Essa dica é importante para que seus filhos percebam que também fazem parte dos hábitos alimentares da família.

 

2- Assim que for o momento de começar a introduzir alimentos sólidos a alimentação de seu bebê, é muito importante começar a educar o paladar da criança desde muito cedo, afim de evitar problemas futuros em relação a má alimentação. Uma dica é oferecer alimentos naturais e evitar consumo de doces. Sugerimos o consumo de alimentos orgânicos, papinhas salgadas, frutas e sucos naturais.

​

3- É muito provável que a criança recuse alguns alimentos, por isso a insistência em consumir determinado alimento deve ser aplicada. Caso a criança recuse o alimento, tente oferece-lo alguns dias depois. Uma dica bacana é sempre preparar receitas diferentes com o alimento em questão. É importante lembrar também que se após um período de insistência a criança não aceitar o alimento, talvez seja o momento de entender que ela não gosta daquele alimento.

 

4- Doces, biscoitos, salgadinhos, refrigerante e bolacha recheada devem ser evitados ao máximo, pois possuem poucos nutrientes e contem substâncias químicas prejudiciais a saúde, além de ser altamente calórico. Muito cuidado também ao adoçar bebidas, pois isso pode estimular o paladar da criança e faze-la com que associe o sabor dos alimentos com o açúcar.

​

5- Por ultimo e não menos importante, desligue televisores, celulares, tablets e computadores, e sente-se a mesa com sua família. O hábito de comer a mesa e seguir uma rotina de horários é muito importante, pois além de ajudar no convívio familiar, também regula o metabolismo do seus filhos.

 

Gostou das nossas dicas? Caso tenha outra dicas que auxiliam na alimentação infantil, escreva para nós clicando aqui.

bottom of page